“Não ajunteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, ajuntai para vós tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”
(Mateus 6, 19-21)
A simplicidade é uma das mais lindas características de Deus.
As suas obras são todas simples, apesar da complexidade de suas constituições.
A árvore, criatura notavelmente complexa, repleta de elementos que a tornam viva, rica, frutífera e útil, é simples. Ocupa seu lugar e exerce sua vocação com maestria, simplesmente.
Jesus, o menino nascido em Belém, mesmo sendo Deus, poderia ter escolhido os melhores lugares e a melhor posição social para se estabelecer como homem. Mas a sabedoria divina quis nos mostrar mais, além das riquezas que acabam, das posições de prestígio e nobreza e das aparências que se corrompem. Quis nos indicar o melhor caminho: a pobreza evangélica, que torna lindamente pobre mesmo os que possuem muitos bens e é capaz de nos tornar essencialmente ricos e eternos.
Como diz o compositor brasileiro Renato Teixeira: “O simples resolve tudo”.
Hoje estou refletindo sobre a banalidade de muitas realidades vividas por nós, seres humanos, sempre apegados ao ter e ao aparecer. Penso nas muitas vezes em que me vi querendo e buscando mais, apesar de já ter o necessário. E isso só me conduziu ao menos, a infelicidade.
Quero a riqueza de um coração aberto ao amor incondicional, como o de Jesus. Quero a beleza das almas desprendidas dos prazeres meramente momentâneos, e escancaradas à maravilhosa e eterna caraterística dos verdadeiros filhos de Deus: ser para o bem dos outros.
Olho para Jesus e vejo o que preciso ser: eu mesmo, simplesmente, que já fui criado à Sua imagem e semelhança, mas me perdi atrás de aparências e ilusões.
O R A Ç Ã O
Jesus, abra os olhos da minha alma e do meu coração para as verdadeiras riquezas da vida:
Ser teu amigo e ser canal do Teu amor para os outros!
Amém!
A música para oração de hoje é "Simplesmente amar", do Walmir Alencar:


Nenhum comentário:
Postar um comentário