“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos”
(João 15, 12-13).
O termo “amai-vos” está no centro da Palavra de Deus. É citado pelo próprio Jesus várias vezes, e em diversas ocasiões e contextos tanto do antigo como do novo testamento. Ao contrário do que muitos entendem como um querer bem às “pessoas de um modo geral”, o termo “amai-vos uns aos outros”, no Evangelho, é literalmente amar ao próximo, ou seja, aquele que está por perto, alguém da nossa convivência cotidiana.
Jesus não fala de um amor exotérico, que flui de nós e se espalha pelo cosmos como uma energia vagante. Não fala que precisamos fundar uma ONG para que o nosso amor consiga atingir o máximo de gente, em todos os povos da terra. Ele diz simplesmente: “Amai-vos... como eu vos amei”. Fica claro. Assim como Ele amou na prática, naquilo que fez pelos outros, naquilo que disse para os outros, naquilo que viveu no dia a dia com gente que estava por perto, é esse amor efetivo que espera de nós.
Trata-se de um amor que nos desafia profundamente, porque requer que passemos a considerar mais importante as coisas do nosso próximo do que as nossas. Num mundo onde o tempo todo a mentalidade é pautada em torno do “eu”, em que as motivações são quase sempre fundamentadas no egocentrismo, o amor do jeito de Jesus parece loucura.
Mas, não precisamos ter dúvidas! A salvação verdadeira, a cura verdadeira, o caminho verdadeiramente seguro para todos nós, passa pela cruz do amor manifestado por Jesus.
Se eu não aprender a amar minha família com o amor de Jesus, se eu não aprender a amar meus amigos, meus companheiros de trabalho, de comunidade, de paróquia, e até mesmo meus inimigos (como pediu Jesus), nunca terei sido um verdadeiro cristão e por isso tenho boa chance de nunca conhecer a verdadeira felicidade.
O R A Ç Ã O
Senhor Jesus, olhando para a Tua vida compreendo o verdadeiro amor, que Tu me chamas a viver.
Eu te adoro, não apenas em Tua divindade, mas também na Tua humanidade, onde o Senhor me mostra os detalhes de uma vida conduzida pelo amor.
Ajuda-me, em minha imensa fraqueza, a tornar tudo o que eu sou e tenho um instrumento do Teu amor para as pessoas que fazem da parte da minha vida.
Amém!
Para oração de hoje recomendo a canção "Amar como Jesus amou", do Padre Zezinho SCJ:

Nenhum comentário:
Postar um comentário