quinta-feira, 28 de junho de 2012

COERÊNCIA.

“... quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha.” 
(Mateus 7, 24).



Hoje sou convidado a orar pela coerência em minha vida. Significa que a minha fé (que é o fundamento da minha existência) deve estar em conformidade com a minha prática, em todos os detalhes.

Ser um cristão coerente, ou seja, praticar a Palavra de Deus, não é fácil. Ninguém consegue viver isso perfeitamente, por mais que se esforce. Podemos chegar perto, mas a perfeição foi uma característica presente em apenas duas pessoas que passaram por este mundo: Jesus, 100% homem e 100% Deus, e Maria, que não poderia ter gestado o próprio Deus em si se não fosse perfeita ("Ave plena de graça! O Senhor é contigo!", disse o anjo Gabriel. Só pode ser plena de graça quem vive a retidão perfeita.)

O apóstolo Paulo chegou a dizer em sua carta aos Romanos, capítulo 7: "O mal que não quero, faço. O bem que quero, este não faço". Mesmo ele, após ter passado pela experiência do encontro pessoal com o próprio Jesus, após ter sido perdoado e amado por Deus, admitiu que ser coerente não é tarefa fácil.

Colocar em prática as Palavras de Jesus significa: perdoar setenta vezes sete (sempre!), fazer o bem àqueles que me fazem mal, dar a outra face quando me batem no rosto, renunciar a mim mesmo e abraçar minha própria cruz, visitar os enfermos, os presos, matar a fome dos que tem fome e a sede dos que tem sede, cobrir o que está nú, fazer aos outros o que quero para mim, e por aí vai a listas de “loucuras” do amor verdadeiro que o Senhor nos pede tão claramente nos Evangelhos. 


Colocar em prática as Palavras de Jesus, é colocar nossa casa sobre a rocha firme. É caminho de justiça, de amor misericordioso e incondicional, em todas as áreas da nossa existência, em todos os relacionamentos que estabelecemos: com Deus, com os outros e com o nosso próprio ser. As tempestades virão, os ventos fortes soprarão, mas estaremos firmes.

Jesus garante que aqueles que escolherem viver as suas palavras, terão uma vida sólida, inabalável e eterna. Ao contrário, os que resolverem caminhar por si mesmos, de acordo com o próprio Evangelho, “conhecerão a ruína completa” (Mateus 7, 27).



Deus me ajude a ser coerente!



O R A Ç Ã O

Senhor, a Tua Palavra é a luz da minha existência!

Peço-lhe perdão pelas tantas vezes em que simplesmente ignorei a Tua vontade, vivendo o avesso do amor, da justiça, da retidão.

Eu sou pecador e preciso do Teu perdão e do Teu amor para tudo, principalmente para aquilo que não consigo viver por mim mesmo.

Abro o meu coração para que as Tuas virtudes, o Teu caráter, os Teus pensamentos, inundem tudo o que sou, tenho, faço e sinto.

Quero que a minha vida seja instrumento da Tua Palavra!

Amém!



Para oração de hoje, a música é "Bondade", do CD novo do Leonardo Gonçalves:

Nenhum comentário:

Postar um comentário